O cinema brasileiro acaba de marcar um golaço na história do Oscar! O filme Ainda Estou Aqui, dirigido pelo renomado Walter Salles, levou para casa o prêmio de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. Esse feito coloca o Brasil ainda mais em evidência no cenário mundial, mostrando que nosso cinema tem talento de sobra para brilhar entre os melhores.
A produção deixou para trás concorrentes de peso, como A Garota da Agulha (Portugal), Emilia Pérez (França), Flow (Espanha) e A Semente do Fruto Sagrado (Tunísia). Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o filme conta a emocionante história de Eunice Paiva, que enfrentou o desaparecimento de seu marido durante a ditadura militar no Brasil. Com uma trama intensa e cheia de emoção, o longa conquistou o público e arrancou elogios da crítica internacional.
Mas as boas notícias não param por aí! A atuação de Fernanda Torres foi um dos pontos altos do filme, rendendo a ela o prêmio de Melhor Atriz. Sua performance tocante foi um dos grandes motivos que fizeram Ainda Estou Aqui se destacar na premiação.
Brasil cada vez mais forte no Oscar
A conquista de Ainda Estou Aqui representa um momento histórico para o cinema brasileiro. Apesar de já ter sido indicado várias vezes, essa é apenas a segunda vez que o país leva o Oscar de Melhor Filme Internacional — a primeira foi com Orfeu Negro (1959), uma coprodução com a França.
Filmes icônicos como O Pagador de Promessas (1963), Central do Brasil (1999) e Cidade de Deus (2004) chegaram perto, mas não levaram a estatueta. Agora, com essa vitória, o Brasil reafirma seu espaço entre os grandes nomes do cinema mundial.
O impacto dessa vitória
O reconhecimento de Ainda Estou Aqui não é só uma vitória para o filme, mas para todo o cinema nacional. Esse prêmio pode abrir portas para novas produções brasileiras ganharem visibilidade no exterior e aumentar o interesse por nossas histórias e talentos.
Nos últimos anos, o Brasil tem se destacado em festivais internacionais, e esse Oscar prova que estamos no caminho certo. Com essa conquista, Ainda Estou Aqui entra para a história como um dos filmes mais premiados do país, mostrando que o cinema brasileiro tem muito a oferecer para o mundo.
E aí, já está ansioso para assistir?